A tricampeã 2025 – Farinha do Zé Preto em parceria com o Instituto Flor de Liz, que pelo Projeto Braço Fértil, irá fomentar a agricultura familiar do grupo de famílias que produzem a Farinha do Zé Preto no Povoado Braço, Zona Rural de Barreirinhas/MA.
A parceria com o Instituto Flor de Liz proporcionará às famílias que produzem a Farinha do Zé Preto, a sustentabilidade da agricultura familiar, com irrigação do solo, capacitação técnica, segurança alimentar, condições de trabalho dignas e autonomia financeira.
Também com a parceria, as famílias que produzem a Farinha do Zé Preto, além do cultivo da mandioca poderão ampliar o cultivo da terra, com a plantação de feijão, milho, melancia, hortaliças e outros cultivos agrícolas.
As famílias produziam de forma rudimentar dependendo da estação anual.
Agora a água jorra para irrigação da terra.
Arado e estrutura para as famílias produzirem.
Expansão da Lavoura. A parceria vai além da mandioca. O projeto incentivará a diversificação agrícola, permitindo que as famílias ampliem o cultivo da terra com a plantação de feijão, milho, melancia, hortaliças e outros gêneros, reforçando a segurança alimentar da comunidade.
Compromisso Social. O Instituto Flor de Liz chega à região com a credibilidade de quem já atua na transformação social no Maranhão e além-fronteiras. A instituição é responsável pelo Projeto Gotas de Vida, que garantiu acesso à água potável para a comunidade Limbuni, na Província de Tete, em Moçambique, promovendo saúde e cidadania no continente africano. Agora, essa expertise social será aplicada para potencializar a agricultura no interior do Maranhão.




Comentários